O que são Danos Morais?
- Todo Trabalhador

- 28 de jan. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de mar. de 2022

O dano moral é uma lesão direta à dignidade da pessoa, sendo que na relação de emprego é uma ofensa à dignidade do trabalhador.
Na justiça do trabalho, os danos morais servem para compensar o empregado, de alguma forma, pela situação enfrentada dentro do ambiente de trabalho, além de punir o empregador, de forma que tal conduta não se repita, possuindo assim um caráter pedagógico.
Qualquer atitude da empresa, por ação ou omissão, que prejudique a intimidade, a privacidade ou que promova o constrangimento, sofrimento, dor, angústia, tristeza, humilhação, pode ser reconhecido como dano moral sujeito à indenização.
A CLT protege especificamente o empregado, para que não seja lesado nas seguintes esferas:
· honra;
· imagem;
· intimidade;
· liberdade de ação;
· autoestima;
· sexualidade;
· saúde;
· lazer;
· integridade física.
A Reforma Trabalhista trouxe uma alteração, determinando que para a indenização ao empregado, deverá ser observada a gravidade da conduta da empresa e o último salário do trabalhador, da seguinte forma:
· leve: até 3 vezes o salário;
· média: até 5 vezes o salário;
· grave: até 20 vezes o salário;
· gravíssima: até 50 vezes o salário.
É muito importante que essas questões sejam entendidas para que o empregado consiga identificar possíveis ocorrências e tome as medidas cabíveis para defender seus direitos.
Dr. Júlio Cesar Maciel da Silva
OAB/SP 384.453
IMPORTANTE: Este texto é apenas um pequeno resumo, com caráter informativo, de uma questão muito complexa, sendo necessária a procura de um advogado para se aprofundar mais sobre o tema.
.png)

































Comentários